Grupo ativista salva porco amarrado no Maracanã com bandeira do Palmeiras
Na última quinta-feira, uma imagem de um porco amarrado em uma árvore com uma bandeira do Palmeiras em um dos acessos ao Maracanã viralizou nas redes sociais. E após diversas denúncias, o animal foi resgatado.
O porco, que estava preso, sem água e sem comida foi salvo por um grupo ativista no Rio de Janeiro.
Segundo o ativista João Valois, que luta contra os maus tratos a animais, o dono do porco planejava assá-lo durante a final da Libertadores entre Palmeiras x Flamengo no próximo sábado.
Ele disse que o dono liberou o porco após aceitar uma quantia de R$ 250,00 para vendê-lo.
Após o resgate, o animal foi levado ao “Projeto Toca do Bicho“, onde receberá todos os cuidados.
Em entrevista ao UOL Esporte, João Valois lamentou o ocorrido e disse que foi difícil convencer o ex-dono a libertá-lo:
“A repercussão da publicação foi muito grande, e uma amiga minha me ligou e disse que estava indo ao Maracanã. Mas ela é muito nova e o dono do porco começou a ameaçar ela. Disse que o porco era dele e faria o que bem entendia com ele. Outros seguidores foram lá pressionar o cara para soltar o porco. No final das contas, uma seguidora minha pagou R$ 250 para liberar o porquinho. Um amigo meu o levou para a casa dele, para passar a noite, e hoje ele será levado para o Projeto Toca do Bicho.”
João, que é flamenguista, classificou a ação como ridícula e disse que isso poderia ser feito com um bicho de pelúcia, não com um ser vivo:
“Eu sou flamenguista doente, mas antes de ser Flamengo eu sou amante de animais. Quando recebi aquela foto eu pensei que os torcedores do meu time têm que dar exemplo, não podem fazer uma brincadeira ridícula dessa. Se eles querem fazer que façam com um bichinho de pelúcia. É legal a provocação e a brincadeira, mas não quando ela envolve uma pessoa, um animal ou o meio ambiente. Imagina se torcedores do Palmeiras depenassem um urubu, isso é crime, seria ridículo. O mesmo vale para um porco: bater, machucar ou matar ele.”
Confira a imagem do porco quando estava preso. Abaixo, veja ele já resgatado:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Porco é o segundo mascote do Palmeiras:
Desde o fim dos anos 80, o porco passou a ser considerado um dos mascotes do Palmeiras além do periquito, que segue sendo o mascote oficial.
Nos jogos no Allianz Parque, o Verdão coloca ambos mascotes em campo antes do jogo começar: o Periquito e o Porco Gobatto:
O “porco” também é citado em diversas músicas da torcida do Palmeiras.
Leia mais:
+ Meia da seleção de Portugal diz que torcerá pelo Palmeiras na final