Palmeiras e 2 clubes da Série A seriam aprovados no fair play financeiro espanhol

0

O fair play financeiro começou a ser aplicado em vários locais do mundo. Isto é: clubes podem gastar conforme recebem para evitar dívidas futuras.

No Brasil,  isto não foi padronizado e diversos clubes podem gastar mais do que o previsto de receitas para a temporada.

No entanto, caso o fair play financeiro começasse a ser aplicado no Brasil, o Palmeiras seria um dos poucos clubes que estariam regularizados.


Leia mais:


Se usarmos como exemplo o sistema espanhol de fair play financeiro, que é o mais rígido da Europa, apenas três clubes da Série A do Brasileirão 2021 seriam aprovados.

Os dirigentes dos clubes espanhóis precisam apresentar uma projeção com receitas e despesas para a temporada, sem contar venda de jogadores, e só poderão fazer novos gastos se a conta fechar no azul.

Também existe uma parte referente à folha salarial. Somando todos os salários de jogadores, comissão técnica e demais funcionários, o gasto não pode ser maior que 70% das receitas.

Desta forma, apenas Palmeiras, Atlético-GO e Ceará, entre os times da Série A, seriam aprovados nesta conta, que foi feita pelo Globo Esporte com base nos números da temporada 2020.

O Verdão teve 67% das despesas sendo referentes a todos os salários, estando abaixo dos 70% do sistema espanhol. Atlético-GO e Ceará tiveram 64% e 61%, respectivamente.

Maior rival do Palmeiras, o Corinthians não estaria apto no fair play espanhol. O time de Itaquera teve 81%.

Outros clubes aparecem em situação pior, como o Atlético-MG, com 204%, o São Paulo, com 108%, e o Santos, com 105%. Estes clubes tiveram um gasto salarial maior do que as receitas previstas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.