Abel Ferreira no Enem? Pergunta “assusta” palmeirenses que fizeram a prova

0

Neste domingo (21), ocorreu o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e uma pergunta mexeu em especial com a torcida do Palmeiras.

Havia uma questão sobre o músico clarinetista brasileiro Abel Ferreira, que marcou época no século passado.

Palmeirenses que fizeram o Enem disseram que automaticamente se desconcentraram por ver o nome do atual técnico do clube na prova. Outros chegaram até a rir do caso.

Veja abaixo a reação dos palmeirenses que fizeram a prova e ao final da matéria confira a pergunta com a resposta correta, além da explicação:

Confira a pergunta e a resposta que foi explicada em live do “Estratégia Vestibulares”:


“No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu, Abel Ferreira, faria 100 anos, o choro dá mostras de vivacidade. É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais, a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada. “Ele trazia a alma brasileira derramada em sua sonoridade ímpar. Artur da Tavóia, seguramente seu maior admirador, foi quem melhor o definiu, ‘alma sertaneja, toque mozarteano'”. O acervo do músico autodidata nascido na mineira Coromandel, autor de 50 músicas, entre as quais Chorando baixinho (1942), que o consagrou, amigo e parceiro de Pixinguinha, com quem gravou Ingênuo (1958), permanece com os herdeiros à espera de sua compilação adequada. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a guarda do sax e do clarinete, doados em 1995.

Na avaliação de Leonor Bianchi, editora da Revista do Choro, “a música instrumental fica apartada do que é popular porque não vai à sala de concerto. O público em geral tem interesse em samba, pagode e axé”. Ela atribui essa situação à falta de conhecimento e à pouca divulgação dos gêneros nas escolas.

Considerando o contexto, o gênero e o público-alvo, os argumentos trazidos pela autora do texto buscam:

A) Atribuir o desconhecimento da obra de Abel Ferreira ao ensino da música nas escolas

B) Reivindicar mais investimentos estatais para a preservação do acervo musical nacional

C) Destacar a relevância histórica e a riqueza estética do choro no cenário musical brasileiro

D) Apresentar ao leitor dados biográficos pouco conhecidos sobre a trajetória de Abel Ferreira

E) Constatar a impopularidade do choro diante da preferência do público por músicas populares

Resposta correta: “Destacar a relevância histórica e a riqueza estética do choro no cenário musical brasileiro”. Portanto, alternativa C.


Veja a explicação:

Confira a live completa com as respostas das perguntas do primeiro dia do Enem 2021:

O segundo dia de prova do Enem 2021 acontecerá na semana que vem.

Abel Ferreira, do Palmeiras, já está pensando no duelo contra o Atlético-MG, que está marcado para a próxima terça-feira no Allianz Parque às 21h30 (pelo horário de Brasília).


Leia mais:
+ Palmeiras tem cláusula anti-racismo em contratos de jogadores

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.