Palmeiras volta à semifinal da Libertadores
Será a oitava semi de Libertadores do Verdão; a segunda em três anos
A classificação do Palmeiras sobre o Libertad na noite da última terça-feira pela Copa Libertadores colocou o Verdão na semifinal da competição internacional pela 8ª vez na história.
Em toda a história do clube na Libertadores, o Palmeiras havia chegado 7 vezes nesta fase da competição, e tem mais classificações do que eliminações.
Das sete vezes que chegou à semifinal, em quatro delas o time seguiu rumo à final e em três parou no torneio exatamente nesta etapa.
Na primeira delas, em 1961, o Palmeiras enfrentou o Independiente Santa Fe-COL. Empatou o jogo de ida por 2 a 2 fora de casa e fez 4 a 1 no Pacaembu na volta, garantindo a vaga para a decisão contra o Peñarol.
Em 1968, o Peñarol volta ao caminho palmeirense na semifinal, e com vitórias tanto no Brasil quanto no Uruguai, o Verdão passou para a final.
No ano de 1971, o Verdão chegou até a semi do torneio que tinha um regulamento diferente. Esta fase era disputada por seis clubes divididos em dois grupos. No grupo do Verdão, estavam Nacional-URU e Universitario-PER, com somente um clube passando para a final, sendo este o Nacional.
O Palmeiras voltou a uma semi de Libertadores somente em 1999, ano do título. Nesta fase daquele ano, o Alviverde bateu o River Plate. Após perder por 1 a 0 na Argentina, vitória por 3 a 0 no Palestra Italia e vaga garantida na final.
Um ano depois, confronto contra o Corinthians no que até hoje é considerado por muitos o maior Derby da história. O Verdão venceu nos pênaltis, na famosa defesa de Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.
O ano de 2001 reservava uma semifinal polêmica contra o Boca Juniors. Os argentinos avançaram em jogos de muita reclamação de arbitragem pelo lado palmeirense.
Em 2018, novamente o Boca entrava no caminho do Palmeiras em uma semi de Libertadores. Os argentinos venceram o jogo de ida por 2 a 0 na Bombonera, e no Allianz Parque os times empataram por 2 a 2, dando fim ao sonho do título naquela temporada.
Agora, o Palmeiras espera pelo vencedor do confronto entre Nacional e River para conhecer seu novo adversário em uma semifinal de Libertadores. No jogo de ida, os argentinos venceram por 2 a 0 e encaminharam a classificação.
O jogo da volta acontecerá na próxima quinta-feira às 21h30 (de Brasília) no Parque Central, casa do time uruguaio.