Relembre como foi o ano de 2020 para o Palmeiras

Ano chega ao fim e garantiu ao Verdão o título do Campeonato Paulista

0

Chega ao fim o ano de 2020, que foi cheio de emoções para os torcedores do Palmeiras e que certamente ficará marcado na história por alguns fatos marcantes como o título do Campeonato Paulista sobre o Corinthians, a utilização em massa de garotos da base e até mesmo a contratação de um técnico estrangeiro, que vem encantando a torcida.

O ano começou cheio de expectativa após a contratação de um ídolo para assumir o posto de técnico do time: Vanderlei Luxemburgo, que chegava após um bom trabalho no Vasco em 2019.

O principal desafio do treinador multi-campeão pelo Verdão era, além de novas taças, fazer uma boa integração da base com o profissional e aproveitar garotos como Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron e outros destaques do Sub-20 e Sub-17 do Alviverde nos últimos anos.

O treinador também não teria à disposição reforços de peso e teve de se contentar com apenas duas contratações: o lateral-esquerdo Matías Viña, que estava no Nacional-URU, e o atacante Rony, ex-Athletico Paranaense.

Ao mesmo tempo, o Palmeiras também se desfez de vários atletas que estavam no clube em 2019 e que não teriam mais espaço no elenco em 2020 como o zagueiro Antônio Carlos, o volante Thiago Santos, o meia Hyoran, os centroavantes Borja e Deyverson, entre outros.

A missão de Luxemburgo, inicialmente, era conseguir encontrar uma equipe com os jogadores que seguiram do ano de 2019 com os novos jogadores da base, os dois contratados e fazer um time competitivo o mais rápido possível.



As atuações iniciais no Campeonato Paulista e na Libertadores foram de diversas oscilações. De grandes jogos como a vitória sobre o Guaraní-PAR por 3 a 1 no Allianz a derrotas com um baixo rendimento como para o Red Bull Bragantino por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista davam mostras de que o time ainda teria muito que evoluir na temporada.

A pausa do futebol em março para o combate ao Covid-19 interrompeu o trabalho de Luxemburgo, que dava sinais de que poderia estar em evolução, e ele só teve sua sequência em julho.

Entretanto, na ocasião, o time já não contava mais com Dudu, que havia deixado o Verdão por empréstimo ao Al Duhail, do Catar, e Luxemburgo teve de se virar para formar um time sem a principal estrela do elenco.

Sem Dudu, o Palmeiras continuou oscilando principalmente em termos de atuações já que os resultados eram conquistados.

O ponto mais alto da 5ª passagem de Luxemburgo no Palmeiras se deu nas finais do Campeonato Paulista contra o Corinthians. Mesmo sem apresentar um bom futebol, o time conquistou o torneio nos pênaltis com Weverton se tornando herói e o jovem Patrick de Paula convertendo a cobrança que garantiu o título contra o rival.

A partir de então, se iniciava o Campeonato Brasileiro, outro grande objetivo do clube. A expectativa era de melhoras tanto em resultados quanto em desempenho do time após várias atuações abaixo do esperado ao longo da temporada.

Entretanto, com tropeços imperdoáveis para times que querem conquistar o título, o Verdão foi vendo os adversários abrirem vantagem, e a pressão para a demissão de Luxemburgo foi crescendo rodada a rodada à medida que as atuações também eram ruins.

Nem mesmo as vitórias na Libertadores, que garantiram o Alviverde a melhor campanha na fase de grupos, sustentaram Luxemburgo, que foi demitido após uma derrota em casa para o Coritiba no Allianz Parque.

A partir de então, o ano do Palmeiras teve outro rumo. Andrei Lopes, o Cebolinha, assumiu o comando da equipe internamente enquanto a diretoria palestrina buscava a contratação de um novo treinador, estrangeiro de preferência.

A busca demorou, alguns treinadores foram procurados e não aceitaram assumir o clube no momento, e Andrei seguiu no comando técnico por algumas semanas.

O interino foi responsável por ajustar a equipe, que emendou uma sequência de vitórias na temporada e “preparou o terreno” para que o novo treinador, o português Abel Ferreira, chegasse no clube e pegasse um elenco confiante e um time titular praticamente definido.

A chegada de Abel turbinou o Palmeiras, que melhorou mais ainda o time que já vinha bem com Andrei Lopes.

Com o português em seu começo, o Palmeiras não só vencia como também dominava a partida inteira, não dando chances aos adversários em sua maioria.

Com a chegada de Abel, o Palmeiras buscou mais alguns reforços para fechar o elenco como dos zagueiros Kuscevic e Alan Empererur, além do atacante Breno Lopes. As chegadas destas contratações também tiveram relação para suprir saídas importantes como de Vitor Hugo e Bruno Henrique.

Em meio à ótima fase que o Palmeiras vivia, quase todo o elenco foi contaminado com um surto de Covid-19 e vários atletas desfalcaram o time por alguns jogos, o que acarretou em uma queda de rendimento.

Mesmo com muitos desfalques, o time conseguiu passar pela maioria dos adversários e avançou nos torneios mata-mata.

O ano de 2020 termina para o Palmeiras sem que o time tivesse sido eliminado de nenhum mata-mata e nenhum torneio. O Alviverde foi campeão Paulista, está na semi da Libertadores, na final da Copa do Brasil e em 6º no Brasileiro, mas matematicamente com chances de título.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.