Compare os títulos do Palmeiras da Primeira, Segunda e Terceira Academia
Após a goleada do Palmeiras na altitude da Bolívia contra o Independiente Petrolero, o ex-meia Ademir da Guia afirmou que o Verdão vive a “Terceira Academia”.
“Academia” foi o termo utilizado pela imprensa e até por rivais para definirem o Palmeiras nos anos 60 e 70 devido ao futebol de classe que o time apresentava.
Compara as duas primeiras Academias com a Terceira, que está em seu começo:
Primeira Academia:
Após um período de reconstrução após o título do Mundial de 1951, o Palmeiras iniciou uma nova era de ouro com a Primeira Academia.
A geração durou cerca de uma década entre 1959 a 1969 e teve jogadores históricos como Valdir de Moraes, Djalma Santos, Scotto, Chineisinho, Julinho Botelho em um primeiro momento.
Alguns saíram anos depois para a chegada de outros como Luis Pereira, Ademir da Guia, Dudu, Tupãzinho e César Maluco.
Essa base conquistou diversos títulos como 4 Brasileirões, 3 Paulistas e 1 Rio-São Paulo, além de representar a seleção brasileira na inauguração do Mineirão contra o Uruguai, em uma vitória por 3 a 0.
Entre os técnicos em destaque, estiveram Osvaldo Brandão, Filpo Núñez, Mario Travaglini, Aymoré Moreira e Rubens Minelli.
Segunda Academia:
Após o Brasileirão de 1969, o Palmeiras passou por algumas mudanças e precisou de alguns anos até retomar a sequência de títulos.
A Segunda Academia manteve alguns jogadores da Primeira, como Luis Pereira, Dudu, Ademir da Guia e César, e foi reforçada com Leão, Leivinha, Nei, entre outros.
O Verdão conquistou 2 Brasileirões e 3 Paulistas na época, além de títulos internacionais que eram valorizados, como o Ramón Caranza, batendo o Real Madrid na Espanha.
Osvaldo Brandão foi o técnico de grande sucesso da Segunda Academia.
Terceira Academia:
Batizada por Ademir da Guia, a Terceira Academia está em seu começo.
Comandada por Abel Ferreira desde o fim de 2020, a nova Academia vem batendo recordes e marcas históricas, seja de invencibilidade ou goleadas.
Com jogadores como Weverton, Gustavo Gómez, Danilo, Raphael Veiga, Dudu, entre outros, o Verdão já conquistou 2 Libertadores, 1 Copa do Brasil, 1 Paulista e 1 Recopa Sul-Americana.
Leia mais:
+ Abel cobra concentração para Wesley: “Sou um eterno insatisfeito”