Em quase cinco anos de Palmeiras, nunca o técnico Abel Ferreira viveu uma crise como está vivendo neste começo de 2025. Individualmente, jogadores estão abaixo e o coletivo também vem apresentando falhas, principalmente no ataque.
O Verdão não marca um gol com bola rolando há um mês. O último foi de Flaco López, o terceiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o São Bernardo pelas quartas do Paulista. Depois, na semifinal, Raphael Veiga fez um gol de pênalti. Nas finais e na estreia do Brasileirão, os comandados de Abel passaram em branco.
A situação foi agravada com a perda do título do Paulista para o Corinthians. Quase sem tempo para se recuperar da queda para o maior rival, o Palmeiras teve outra pedreira pela frente: o Botafogo e novo empate sem gols.
O momento ruim tem algumas justificativas. Uma delas é a reformulação que o time está passando. Vários jogadores deixaram o clube nesta temporada, entre eles atletas que foram titulares por um grande período, como Zé Rafael, Dudu e Rony.
Foram mais de 10 saídas e, até o momento, sete contratações, algumas delas no meio para o fim do Paulista, como foi o caso de Vitor Roque, que estreou na semifinal.
Ao mesmo tempo, o elenco vive uma crise de lesões. Titulares como Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Mauricio estão machucados. Paulinho foi contratado lesionado e ainda não se recuperou. A expectativa é de que com todos eles à disposição de Abel, as coisas melhorem no Allianz Parque.
Enquanto não tem todas as peças disponíveis e vivendo uma crise técnica, o Palmeiras ainda tem um ponto positivo: a defesa. O time sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos.
Próximo jogo do Palmeiras
Buscando espantar a má fase, o Palmeiras voltará a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Sporting Cristal, do Peru, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo está marcado para a próxima quinta-feira às 19h (pelo horário de Brasília) e tem a expectativa do retorno de Gustavo Gómez.
Leia mais:
+ Veja o ranking de assistências do Verdão na temporada