Por menos lesões, Palmeiras controla minutagem dos jogadores; veja números
Nestes primeiros meses de 2024, Abel Ferreira não está pensando somente no presente, mas também na sequência da temporada do Palmeiras. Além de diversos testes, o treinador também trabalha para diminuir o número de lesões musculares.
O treinador tem o controle do número de minutos que cada jogador esteve em campo. Em conjunto com o Núcleo de Saúde e Performance, é possível saber quais atletas estão mais desgastados e com mais riscos de lesão.
Mas para nem chegar perto de algum atleta estar próximo de um risco de lesão por desgaste ou excesso de jogos, o treinador já vem os poupando antes mesmo de ser necessário.
No Campeonato Paulista, Abel vem escalando quase todos os jogadores do elenco. Apenas os goleiros Mateus e Kaique não tiveram chance até o momento.
Comparações no Palmeiras e contra rivais:
Dentro do elenco do Palmeiras, a minutagem entre titulares e reservas não é muito diferente. Entre os meias, Raphael Veiga é que mais jogou, com 404 minutos, seguido por Jhon Jhon, com 290 minutos, e Luis Guilherme, com 210.
Se a comparação for feita com jogadores dos rivais, a minutagem dos jogadores do Palmeiras é bem menor.
Weverton tem 540 minutos no ano, enquanto Cássio, do Corinthians, está com 720.
Piquerez tem 449 minutos. Wellington, do São Paulo, tem 629.
Gustavo Gómez tem 534 minutos contra 720 de Félix Torres, do Corinthians.
Flaco López tem 411 minutos em campo no ano, Rony tem 386, enquanto Calleri, do São Paulo, tem 615.
Com o controle, o Palmeiras espera que daqui a alguns meses até a reta final do ano, todos os jogadores estejam com ritmo de jogo e nenhum deles sobrecarregado, com todos podendo aguentar a temporada inteira sem desgaste.
Contra o Corinthians no próximo domingo, o Verdão irá com sua força máxima. Na quarta que vem contra a Portuguesa, a tendência é de que Abel mexa no time e escale os reservas.
Leia mais:
+ Confira como estão todas as artilharias do Verdão em 2024