A sua história é minha esmola: Mancha explica a faixa usada no Allianz
Durante a goleada do Palmeiras por 4 a 0 sobre o São Paulo, uma faixa da Mancha Alvi Verde “A sua história é minha esmola” chamou atenção.
Nesta segunda-feira, a organizada explicou, com detalhes, a provocação feita ao time do Morumbi.
A história aconteceu no ano de 1938, quando o São Paulo ainda era um clube recém-fundado e o Verdão era chamado de Palestra Italia.
Na época, o São Paulo passava por dificuldades financeiras e contou com a ajuda do Palestra, do Corinthians e da Portuguesa para arrecadar dinheiro.
Confira a nota publicada pela Mancha:
“A SUA HISTÓRIA É MINHA ESMOLA!!
Ontem estendemos uma faixa com a frase acima. A frase faz referência ao torneio disputado em 03 de Julho de 1938, chamado “Festival do São Paulo FC”, organizado pelo nosso rival de ontem.
A ideia do torneio era arrecadar fundos para o rival, que estava em péssima situação financeira, praticamente FALIDOS.
Disputaram o torneio: Trikas, Gambá, Lusa e o Verdão. Os jogos foram disputados no nosso estádio “Palestra Italia” e na entrada tinha uma barrica, onde os torcedores presentes deixavam sua contribuição.
Trecho de reportagem do jornal Estado de São Paulo:
“O São Paulo F.C faz um apelo aos sócios do Palestra, Corinthians e Portuguesa: À entrada dos portões haverá diretores do São Paulo F.C. com cartões de lembrança que serão vendidos a todos os esportistas que desejarem cooperar para o êxito do festival”.
Toda a renda do torneio foi destinada aos Trikas, que se salvaram da falência. O torneio ficou conhecido como “Jogo das Barricas”.
História é pra quem tem. Temos orgulho da nossa e iremos sempre preservá-la
A SUA HISTÓRIA É MINHA ESMOLA!!”
Leia mais:
+ Pênalti não marcado e gol validado: Veja a conversa do árbitro com o VAR
+ Gustavo Scarpa diz que viu soberba de são-paulinos e cita humildade do Palmeiras