8 atitudes exemplares de Abel que não repercutem como deveriam
Ídolo do Palmeiras, o técnico Abel Ferreira vem tendo destaque na imprensa brasileira muito mais por algumas questões comportamentais do que por seu trabalho de excelência.
O português recebe inúmeras críticas e ofensas de alguns jornalistas. Em alguns casos, o treinador já foi comparado a criminosos em “análises” descabíveis e recheadas de ódio.
No entanto, Abel Ferreira coleciona atitudes exemplares que pouco, ou quase nunca, são repercutidas e passadas ao público em geral.
O Diário do Verdão separou algumas atitudes, falas e conselhos que o treinador deu e que muitas vezes passam desapercebidas.
- 1) Criação de um livro e 100% de doação à entidades brasileiras
No começo de 2022, Abel Ferreira lançou seu livro “Cabeça Fria Coração Quente”. Todo o lucro do livro foi doado para duas ONGs: Amigos do Bem e Instituto Ayrton Senna.
Até setembro de 2022, o livro rendeu 5 milhões de reais, valor que certamente aumentou já que em 2023 foi lançada a segunda versão do livro, que conta os detalhes da temporada 2022.
- 2) Doações à comunidades do Litoral Norte de São Paulo
Em fevereiro de 2023, as comunidades do Litoral Norte de São Paulo foram castigadas com as fortes chuvas do verão. Então, Abel Ferreira doou todo o lucro de uma camisa que ele mesmo havia desenhado em 2022 para ajudar as pessoas da comunidade.
Ele também pediu para a torcida doações de roupas, alimentos e produtos de higiene no jogo seguinte que o Palmeiras teria no Allianz Parque.
Recado do Patrão! 💚
Vamos destinar às comunidades afetadas pelas chuvas no Litoral Norte todo o lucro da camisa customizada pelo treinador em 2022. E contamos hoje com as doações da #FamíliaPalmeiras no @AllianzParque! #PorUmFuturoMaisVerde#TodosSomosUm pic.twitter.com/xpp9M3EpjY
— SE Palmeiras (@Palmeiras) February 22, 2023
-
3) Educação financeira
Após a goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo, Abel Ferreira deu aulas sobre educação financeira. Confira:
- 4) Documento para melhorias no Campeonato Paulista
Abel Ferreira sempre fez críticas ao calendário brasileiro, mas também aponta as soluções. Ele enviou um documento à Federação Paulista de Futebol indicando melhorias para o estadual, como disse Mauro Silva, vice-presidente da Federação:
Em seu relacionamento com os clubes, Mauro Silva ouviu uma sugestão do treinador do @Palmeiras, Abel Ferreira, e levou para os clubes para implementar no Paulistão Sicredi! pic.twitter.com/rvdLSwjFzr
— Paulistão (@Paulistao) January 30, 2023
-
5) Pedidos de desculpas
Todo mundo já errou na vida, inclusive Abel Ferreira. No entanto, reconhecer o erro e se desculpar não é uma atitude comum.
Abel, por duas vezes após jogos do Palmeiras, reconheceu erros que cometeu contra dois jornalistas e fez questão de ligar para eles em chamadas de vídeo para se desculpar olhando no olho, além das desculpas públicos ditas em coletivas de imprensa.
Nas duas ocasiões, o erro de Abel acabou repercutindo muito mais do que o pedido de desculpas.
- 6) Respeito ao adversário
Quando o Palmeiras goleia, é normal que a torcida grite olé contra o adversário a cada toque de bola da equipe. Abel já chegou a ir contra a própria torcida pedindo para que não se cante olé por entender ser uma falta de respeito ao adversário.
Apesar do caso ter causado divergência até mesmo entre palmeirenses, a atitude de Abel não deixa de ser uma forma de respeitar o adversário, sendo mais uma bela atitude do treinador.
- 7) Doar um tênis a um morador de rua
No meio de 2022, Abel encontrou um palmeirense em frente à Academia de Futebol e lhe presenteou com um tênis. Confira no vídeo abaixo:
O Abel é 1000, parou na saída da Academia e deu seu tênis pro garoto, como não amar este ser humano. pic.twitter.com/KardR7ROAL
— Guto Palestra Itália💚🇮🇹 (@gutfera10) June 8, 2022
- 8) Conselhos para a vida
Em uma edição do “Palmeiras Cast”, Abel Ferreira explicou a importância do estudo e deixou esse conselho para todos:
Leia mais:
+ Veja a duração de contrato dos jogadores do Palmeiras