Como o Palmeiras já pode iniciar o planejamento para a temporada 2023?
O Palmeiras terminou a 26ª rodada com 54 pontos, oito à frente do vice-líder, Internacional, na ponta do Campeonato Brasileiro. A menos de dois meses para o fim da temporada 2022, o time de Abel Ferreira joga para confirmar os mais de 80% de chance de título, enquanto a diretoria de Leila Pereira já precisa pensar no próximo ano da equipe!
As contratações da atual janela e as quedas na Libertadores e na Copa do Brasil ligaram um alerta no Palmeiras. A torcida passou a questionar ativamente as decisões da alta cúpula do Verdão, sobretudo na hora de gastar dinheiro. A partir daí fica a pergunta: como começar um planejamento efetivo para não cometer os mesmos erros na temporada que ainda irá se iniciar?
1º passo: confirmar o Brasileirão!
Manter o foco para a conquista do Brasileirão é fundamental para o Palmeiras finalizar bem a temporada e fazer renda. Antes do jogo contra o Juventude, houve um receio de a equipe se abalar com a queda para o CAP e se perder no torneio, mas a vitória acalmou os ânimos. Logo, se o Verdão manter o que vinha fazendo até aqui, fica com a taça. Pelo menos essa é a opinião da maioria dos comentaristas esportivos.
Os sites brasileiros especializados em apostas também seguem a tônica dos comentaristas e dos matemáticos, apontando o Palmeiras como o grande candidato para conquistar seu 11º título brasileiro, com o Flamengo bem mais distante. O restante das equipes mal passam de 1% de chance, precisando de uma arrancada milagrosa para manter o sonho de tirar a taça do Verdão.
Quem pode sair?
O grande medo de muitos palmeirenses é de perder a espinha dorsal da equipe de Abel Ferreira; e de fato há alguns riscos. O primeiro nome é de Gustavo Scarpa, que não renovou com a equipe alviverde e deve se mudar para o Nottingham Forest logo após o fim da temporada 2022 no Brasil.
O atacante Rony deve receber uma proposta multimilionária do Catar e pode sair já na próxima janela de verão. Ainda no final de agosto, o clube teria recusado uma proposta acima dos R$120 milhões do Arsenal por Danilo, e com as equipes europeias vindo forte na janela após a Copa do Mundo, vai ser difícil segurar o meio-campista.
Há alguma chance de perder Abel para a Seleção Brasileira?
O treinador Tite já confirmou há tempos a sua saída da Seleção Brasileira após o mundial do Catar, deixando a vaga em aberto. O nome de Abel Ferreira chegou a ser bastante discutido pelos comentaristas esportivos e até mesmo dentro da própria CBF. Se a diretoria palmeirense realmente acredita em tal possibilidade, terá um problema grande em mãos: encontrar um comandante à altura do português.
Outros mercados na Arábia e na própria Europa já cresceram os olhos para cima do treinador, sem respostas positivas. A tendência mais forte no momento é de que Abel cumpra o seu contrato no Palmeiras e permaneça para a temporada 2023, mas a alta cúpula de Leila Pereira precisa sempre contar com o plano B.
E o Endrick no profissional?
O assunto Endrick tem sido tratado com muito cuidado dentro do Palmeiras. Uma das maiores joias ainda não estreou com a camisa profissional do Verdão, mas tem um planejamento especial revelado pelo próprio técnico Abel Ferreira. Ele já treina com os profissionais e está perto de ser integrado de vez ao elenco, colocando em dúvida sua participação na Copa São Paulo 2023.
Espaço para as contratações funcionarem
A atual gestão palmeirense tem sido criticada pela torcida em razão das contratações feitas no meio do ano. Nomes caros como Eduard Atuesta, Flaco López e Miguel Merentiel ainda não encontraram seu lugar no time. Nesse sentido, Abel terá o final do ano para entender o modo de jogar de cada um dos reforços e adaptá-los ao seu modo de jogo para dar mais resultados na próxima temporada.
Foco em buscar contratações
Na temporada de 2022, o Palmeiras adotou uma postura mais resguardada, sem gastar tanto dinheiro em novas contratações e mantendo a base bicampeã da Libertadores. Porém, com o fortalecimento do principal rival, o Flamengo, e a saída de alguns titulares, o começo de 2023 vai pedir algumas chegadas.
E por isso, o Palmeiras precisa começar a trabalhar desde agora, visto que a concorrência na janela vai ser grande. O Flamengo tem prometido gastar rios de dinheiro para reforçar o time; o Galo, apesar do ano ruim em 2022, ainda tem força para pagar altos valores; e o Corinthians tenta se estruturar para fazer uma janela mais competitiva.
Por enquanto, não há nada oficializado por parte da diretoria alviverde, mas já se especula alguns nomes. Pedro Raúl, destaque do Brasileirão pelo Goiás e Nicolás de la Cruz, meio-campista do River Plate, são alguns dos casos levantados pela torcida. A tendência é que o time observe o restante do campeonato em busca de opções promissoras no próprio futebol nacional.
A Copa do Mundo do Catar, em novembro, também será um bom observatório para o Palmeiras, podendo revelar alguns nomes viáveis do mercado latinoamericano para a próxima temporada!