Conheça Vavá, ex-Palmeiras que Pelé disse idolatrar

0

A história do santista Bruninho, que ganhou a camisa de Jailson e gerou revolta de torcedores na Vila Belmiro mexeu com Pelé, que disse ao garoto que ele poderia gostar de jogadores do Palmeiras porque ele mesmo idolatrava um.

Em sua conta no Instagram, Pelé publicou uma foto em que ele está ao lado de Vavá, histórico jogador do Palmeiras nos anos 60.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

Natural de Recife, Vavá era atacante e se destacou tanto no Palmeiras quanto pela seleção brasileira. Pelo Verdão, jogou entre os anos de 1961 a 1964, enquanto seu período defendendo o Brasil foi de 1955 a 1964.

O atleta, que deu seus primeiros passos no futebol em 1948 nas categorias de base do America-PE, se caracterizava pela raça e foi apelidado de “Peito de Aço”. Não era considerado um jogador técnico, mas tinha faro de gol.

Pelo Palmeiras, foram 142 jogos disputados com 72 gols marcados, o que representa uma média de aproximadamente 0,5 gol por jogo. Ele ocupa a 31ª posição na artilharia geral do Palmeiras e foi recentemente superado por Dudu, que tem 73 gols.

Vavá conquistou um título pelo Verdão, o Campeonato Paulista de 1963, sendo titular, destaque e um dos artilheiros do clube no torneio.

Vavá e Pelé juntos:

A dupla teve seu primeiro contato em campo em 1957 pela seleção brasileira que se preparava para a disputa da Copa do Mundo de 1958.

Na época, Pelé tinha 17 anos, enquanto Vavá tinha 23 e já carregava uma experiência no futebol profissional. Companheiros no ataque, conquistaram juntos as Copas do Mundo de 58 e 62. Em sua segunda Copa, o Peito de Aço já era jogador do Palmeiras.

Assista aos gols de Vavá nas Copas do Mundo de 1958 e 1962:

Eles também chegaram a se enfrentar nos anos 60 nos clássicos entre Palmeiras x Santos. Na ocasião, Pelé já era uma realidade no futebol, enquanto Vavá se encaminhava para a reta final de sua carreira.

O ex-jogador do Verdão pendurou as chuteiras no ano de 1969 na Portuguesa-RJ.

Ele veio a falecer no dia 19 de janeiro de 2002 após um infarto agudo do miocárdio e até hoje é lembrado por seus gols, sua raça e por ser um dos poucos jogadores da história a terem conquistado duas Copas do Mundo.


Leia mais:
+ Tite confirma que mais um jogador do Palmeiras está no radar da seleção

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.