Ídolo eterno do Palmeiras, Ademir da Guia completa 81 anos

Divino marcou sua geração e liderou a Primeira e Segunda Academia do Palmeiras

0

Um dos grandes nomes da história do Palmeiras, o ex-meia Ademir da Guia está completando 81 anos de idade neste sábado, dia 3 de abril de 2023.

“Divino” como era apelidado, Ademir da Guia fez praticamente toda a sua carreira no Palmeiras e foi protagonista em um dos períodos mais vitoriosos da história do clube.

Foi com Ademir que o Palmeiras viveu suas chamadas Academias. A primeira nos anos 60 e a segunda nos anos 70, ambas com diversos títulos conquistados.

Ademir chegou ao Palmeiras em 1961 como uma das grandes promessas do futebol brasileiro.

Estreou pelo Verdão em 1962 justamente contra o Corinthians, maior rival, em um vitória por 3 a 0. A partir deste Derby, começou a construir uma das maiores idolatrias do clube em toda a história.

Conquistou títulos, marcou diversos gols, foi herói de vários campeonatos e jogos, bateu recordes e se tornou até hoje referência na posição de meia.

Principais títulos de Ademir da Guia no Palmeiras

Em 1963, conquistou o primeiro título pelo Palmeiras, o Campeonato Paulista. Voltou a levantar esta taça mais cinco vezes nos anos de 1966, 1972, 1974 e 1976.

Ademir também conduziu o Verdão a cinco títulos do Campeonato Brasileiro nos anos de 1967 (duas vezes), 1969, 1972 e 1973.

Também levantou as Taças do Rio São Paulo em 1965, além de outros títulos importantes no contexto da época como três vezes o Troféu Ramón de Carranza, quando o Alviverde bateu gigantes da Espanha como Real Madrid e Barcelona.

Números e recordes

O ex-jogador foi titular em quase toda sua passagem pelo Palmeiras. Foram 902 jogos pelo clube, sendo recordista do clube em termos de partidas disputadas.

Marcou 153 gols, sendo hoje o 3º jogador que mais vezes balançou as redes, atrás apenas dos lendários Heitor e César Maluco.

Deixou o Verdão em 1977, completando 16 temporadas consecutivas pelo clube.


Leia mais:
+ Abel vê derrota justa, explica o resultado e cita “coisa positiva” do dia

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.