Palmeiras fez 8 a 2 no Fortaleza em seu primeiro título do Brasileirão
O Palmeiras volta a campo neste sábado para enfrentar o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro em um confronto que tem muita história. O adversário de hoje foi o mesmo da primeira final nacional disputada e vencida pelo Verdão há 63 anos atrás.
Pela final do Brasileirão de 1960, o Palmeiras goleou o Fortaleza por 8 a 2 e ficou com o título nacional, que lhe rendeu uma vaga na Copa Libertadores de 1961.
Após uma vitória por 3 a 1 no jogo de ida no Estádio Presidente Vargas, o Verdão seria campeão até mesmo com um empate na volta no Pacaembu. No entanto, a equipe buscou uma nova vitória, desta vez com a goleada histórica.
O Fortaleza chegou a abrir o placar logo aos 6 minutos de jogo, mas o Verdão tratou de virar. Zequinha, Chineisinho (duas vezes), Romeiro, Cruz (duas vezes), Humberto Tozzi e Julinho Botelho marcaram os gols da goleada.
O placar é o maior da história de finais de Campeonatos Brasileiros até hoje. O Verdão era treinado pelo lendário Oswaldo Brandão.
Além do treinador, que é um dos mais vitoriosos da história do Palmeiras, o elenco tinha outros ídolos como Djalma Santos, Chineisinho, Julinho Botelho e Valdir de Moras.
Leia mais:
+ Sem negociação avançada, Verdão sonda vários volantes; veja resumo